Clube Caiubi de Compositores

Usaremos este espaço para discutir apenas um tema: Como fazer mais e melhores canções. Quem quiser sugerir temas adicionais pertinentes ao assunto , entre em contato comigo. Aqui vale discutir formas de criar, quem quiser postar letras e melodias utilizem links pros vossos perfis.
Nosso Reitor é o Rolan Crespo que deu a idéia e me encomendou esse fórum.
Nosso patrono é o Iso Fisher que nem está aqui mas de quem postarei um belo texto, assim que ele me autorizar

Tags: canção, da, universidade

Compartilhar

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

E porque não!
Veja o que os nossos camaradinhas estão fazendo no Campus Party - "
QUINTA-FEIRA, 22 de janeiro, 14h-17h
Oficina de Composição: As canções - Zé Rodrix

A oficina propõe à análise e noções dos processos que envolvem a composição: elaboração de letras, arranjos e interpretação, sendo que os oficinandos poderão produzir suas próprias canções em grupo ou sozinhos durante a oficina.

Com: Zé Rodrix, cantor, compositor, pianista e publicitário.Além do constante trabalho solo, Zé Rodrix fez parte de importantes grupos musicais, como Momento Quatro, Som Imaginário, Sá, Rodrix e Guarabyra e Joelho de Porco. É autor de canções que alcançaram grande sucesso, como Casa no Campo, e de jingles memoráveis no cenário publicitário nacional.
Nível: Básico/Intermediário "

E veja mais:

QUARTA-FEIRA, 21 de janeiro, 14h-17h
Criação de Jingles - Tavito

Jingle nada mais é do que uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade, o famoso “grudar” na cabeça das pessoas. Tavito abordará os princípios básicos e segredos da composição à produção de jingles publicitários.

Com: Tavito, músico, compositor, arranjador, produtor de discos e publicitário. Nascido em Belo Horizonte, fruto de idéias, amigos e canções de Minas, mudou-se para o Rio em 1968, na correnteza poética do amigo Vinícius de Moraes. Tavito se destacou primeiramente como guitarrista/violeiro do grupo "Som Imaginário", juntamente com Zé Rodrix, Robertinho Silva, Wagner Tiso, Luís Alves, Naná Vasconcellos e Fredera. Autor da imortal Rua Ramalhete e de jingles inesquecíveis, como “Coração batendo a mil”.

Como você pode observar mestres não faltam, né não?

Responder esta

Queridos,

Sinto que este espaço é super importante para os que querem aprender, trocar, compartilhar... De forma generosa e séria.
Sou poeta, e a surpresa de ver um poema meu virar canção foi deliciosa e gratificante. Em poucos meses nasceram quatro canções, com os parceiros Irineu de Palmira, Cardo Peixoto e Luciane Lopes. Aconteceu de forma espontânea e natural, e a experiência tem sido muito boa. Tenho aprendido muito com cada um deles e sei que ganhei amigos, além de parceiros.
Deu pra sentir um pouquinho como rola o processo de parceria na criação de música nesse pouco tempo, e vou compartilhar o que aprendi, o que tenho percebido, com humildade de aprendiz. Fiquem à vontade pra me dizer, se acharem que falei besteira.
Concordo com o Álvaro quando diz: "legal, se ficar legal", porque penso que as parcerias vão se afinando aos poucos, visando a aprimorar a cada dia, crescer na qualidade. Nada contra, também, o "estrofe a estrofe"; acho que isso é muito pessoal, ou vai de como os parceiros se sintonizam melhor. O principal é que o trabalho seja feito com amor, responsabilidade, respeito a todos os parceiros... E com a maior integração possível. Mas não dá pra achar que tudo - processo e resultado - vai ser sempre 100%. Já é difícil individualmente, quando coletivo mais ainda. Por isso o "legal, se ficar legal", do Álvaro, é lição de bom senso, vontade de prosseguir e humildade de saber que nem sempre acertamos. Importante a velha máxima "aprender com os erros".
Como poeta, sei que nem todo poema "canta", mas que, quando canta, nós poetas já temos noção de sua musicalidade; por isso, é importante que tenhamos liberdade de conversar muito com o músico, que não exista essa coisa de melodista dar a palavra final. Todos os parceiros precisam estar satisfeitos antes de "fechar", sem o músico se sentir melindrado com conversa, com sugestões, assim como o poeta não deve se melindrar quando envia um poema e o músico não se identifica, não quer musicar. É 50% de cada, porque nem sempre o músico sente o poema profundamente e, quando isso ocorre, não há o casamento entre letra e música. E nós, poetas, reconhecemos quando o músico acerta a mão na melodia ou não, pois sentimos claramente se ele escreveu o mesmo que nós, musicalmente. Exemplo feliz que vivi disso foi "Palavra no Ar, que fiz em parceria com Cardo Peixoto. Senti que ele captou o recado que eu queria dar e o deu comigo - no ritmo, na melodia, na interpretação... Valorizou a palavra (meu tema) em cada detalhe, com pugência no chamado para "não deixar a palavra cair". Quando ouvi, só pude me emocionar e assinar embaixo (obrigada, Cardo!).
Bem, é isso, gente: poesia é arte, não é só matéria-prima para outra arte. Isso é sempre importante ser lembrado.
Prossigo aprendendo...
Beijos a todos.

Responder esta

Acho que é isso mesmo , Esther! E é lógico que não dá para os compositores fazerem 'seguro' contra canção pouco impactante. No meu grupo '4+1' (e nós voltamos a nos reunir prás 'compositórias'!), somos cinco compositores e várias de nossas parcerias são finalizadas pelas 10 mãos. O resultado final é sempre uma incógnita e onde a 'nossa cara', a nossa marca pessoal de compositor, pode ficar imperceptível, ou bem pequenina. Mas aí, se a gente encara o desafio diferente com humildade, a gente passa a apreciar aquela canção num misto de autor e fã. Garanto que é um outro prazer, mas é prazer. Bj;

Álvaro

Responder esta

Opa! Chegando mais um! Sou duas das dez mãos que o mano Álvaro comentou acima. Acho que essa questão de "mais e melhores" tem a ver também com o bom senso. Uma vez João Gilberto disse que já há canções demais no mundo. Acho que canção nunca é demais, mas também o compositor tem que, no ato da composição, pensar se o que está fazendo vai acrescentar algo a esse universo. Eu, particularmente, vivo cheio de ideias, mas confesso que aborto muitas já no primeiro verso. Claro que compor também é um exercício, mas não significa que tudo deva ser mostrado. Há que se deixar a inspiração fluir, juntamente com a emoção, mas também mesclar com o senso crítico. Perguntinhas como "isso é original?", "isso parece com o que alguém já fez?", "é isso mesmo que eu quero dizer?", "isso não é uma composição burocrática?", entre outras tantas perguntas sempre ajudam a evitar que nasça mais do mesmo. Às vezes a saída é simples: lapidar!
Beijos,
Léo.

Responder esta

Saudações sonoras II...
O tema suscita a participação e todos partem de suas vivências pessoais como não poderia deixar de ser, o resultado que se busca é uma obra (ou qq outro atributo que se dê) que tenha forma e conteúdo com um grau de comunicação adequado à compreensão do outro, afinal o que se cria é para o mundo, não é? Então nesse processo de compor quer seja solo, quer seja em grupo, o bom senso deve imperar no sentido de tornar aquele raciocínio compreensível por quem irá ouví-lo. Entendo que nossa relação na comunidade prioriza a criação lítero musical, é isso? Se for precisamos atentar para a valorização da palavra, não sua supremacia, mas a valorização do conteúdo literário não deve sucumbir à uma forma musical confusa. A música instrumental se vale de um outro universo de estímulos tanto no momento de sua concepção quanto no de sua execução se coloca fora do alcance de nossas ponderações, concordam?

Responder esta

Gostei muito do que escreveu, Marcos.
Foi exatamente o que eu tentei dizer ao falar que a poesia já é arte antes de ser matéria-prima para outra arte. Não é supremacia da palavra, como disse, mas valorização, para um entrosamento lítero-musical: "Não deixe a palavra cair ao rés do chão [...]". É importante que a música eleve a palavra, não a destrua. Aí se dá algum recado.
Léo, o que você falou sobre senso crítico é bem bacana também. A razão faz parte do homem, e é maravilhoso podermos contar com ela; não deve ser nunca negligenciada. E acrescentar algo ao universo é sempre mais importante que satisfazer nosso ego.
Beijos.

Responder esta

Pra quem não conhece, achei dentro da minha caixa de Spam um site com um topico interessante sobre as escalas, para quem toca guitarra ou violão e tem a memoria cansada . http://www.cifras.com.br/escalas-guitarra.asp
Espero que seja util pra alguém.

Responder esta

Caros, nosso companheiro Zé Rodrix publica regularmente seus pensamentos acerca da música no site http://www.lucianopires.com.br/idealbb/forum.asp?forumID=48
Acho uma literatura obrigatória para quem se interessa por música. Segue o “ prefácio” e vocês vão entender do que estou falando.
Abs
Sonekka
Anexos

Responder esta

Que texto maravilhoso! O "Hoje não preciso mais coçar as costas..." que Zé Rodrix cantava há alguns anos atrás, já falava sobre esse tema que tão bem desenrolou nesse ensaio. A arte e a maneira de expressá-la em toda sua autenticidade é a verdade que deveria nos reger e não apenas porque isso nos dará fama ou grana. Adorei esse texto apinhado de sabedoria e da tranquilidade que só o tempo pode nos dar. Parabéns! Grande presente, Solange de Paula

Responder esta

Olá Sonekka. Olá, pessoal.
Estou passando aqui pela primeira vez. Li as postagens feitas até agora e acho muito legal que se discuta a composição, de forma séria e com respeito ao trabalho dos demais. Fiquei muito feliz de ver minhas novas parceiras interessadas no tema. Muito legal.
É sempre difícil saber o que determina a qualidade de uma canção. Até por que este é um conceito bastante subjetivo. Acredito que todas as coisas citadas pelo Marcos Caffé influenciam e, mesmo que todas elas estejam presentes, ainda não poderemos afirmar que o resultado é uma boa canção.
Penso que algumas coisas são fundamentais pra que nos aproximemos de "boas composições". Destaco duas: conhecimento e prática. Não interessa de onde venha esse conhecimento, se é acadêmico, empírico, intuitivo ou venha do espírito santo. Falo do conhecimento sobre as coisas do mundo e da humanidade. E a prática é a velha e inseparável amiuga da excelência. Tem que ralar muito, errar muito e festejar qualquer mínimo acerto que venha acompanhado de aprendizado. E mais que tudo, é preciso errar sempre, mesmo que a percentagem de acertos seja alta. Conviver com os erros nos ensina a experimentar sempre e sem medo. Ao menos comigo é assim.
Acho que seria muito interessante se alguns compositores se dispusessem a falar sobre seus processos de criação. Pode ser um ponto de partida pra muito papo. Ou talvez promover entrevistas e postá-las pra que todos possam ler e comentar.
De qualquer maneira, estamos todos de parabéns por mais este espaço dentro do Caiubi.
Abraços a todos aqui do sul do Brasil.

Paz e sucesso sempre!

Responder esta

Uma Boa Canção é resultado de Talento Estrada e Inspiração...e eu acho que inspiração não se aprende ,se sente , e ai nasce uma Boa Canção .
Os criterios pra isso ??? existem criterios para a Arte??? A Arte é singular e inerente de Natureza individual e Pessoal , como as nossas digitais...infinitamente pessoal e intransferivel , podendo ser compativel com Talentos afins , como nas parcerias.
Existem caminhos demais pra uma canção surgir e cada autor sabe de si , e ainda assim se surpreende com cada nova estrelinha que nasce do seu coração.... Canções são estrelas , são momentos unicos e quando se ouve a Boa ,o coração avisa e a alma agradece .
Conheço uma canção que diz : Pinte na escuridão uma estrada de Luz .... deixe cantar a inspiração , ouça seu coração .
Aqui onde estamos nós (Caiubi) ,sabemos , podemos sentir e tambem experenciar com todos esse lindo Oficio, que é na verdade um presente que recebemos do Céu....poder escrever e fazer Boas Canções , isso eu desejo a todos!!!
BjS
Márcia Peres

Responder esta

Realmente, arte é pessoal e no meu parco entendimento nasce da procura incessante por um equilíbrio entre nossa vida interior e a vida exterior. O conflito e a contradição dessas relações é que vamos expressar através da arte. Por isso, talvez, os processos de criação são inovadores. A criação se dá no plano individual, mas é expressão do conhecimento coletivo acumulados desde a pedra lascada. Portanto o “eu criei” está assentado sobre tudo que foi desenvolvido antes de nós. Daí deriva outra conversa: “eu criei é meu”. Será?
Bem, isso é papo pra mais de km.

Responder esta

RSS

Anuncie
R$ 30,00/15 dias
c/foto de 150x150px e Link, aceita-se todos tipos de pagamentos

© 2009   Criado por Sonekka no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo