Clube Caiubi de Compositores

Usaremos este espaço para discutir apenas um tema: Como fazer mais e melhores canções. Quem quiser sugerir temas adicionais pertinentes ao assunto , entre em contato comigo. Aqui vale discutir formas de criar, quem quiser postar letras e melodias utilizem links pros vossos perfis.
Nosso Reitor é o Rolan Crespo que deu a idéia e me encomendou esse fórum.
Nosso patrono é o Iso Fisher que nem está aqui mas de quem postarei um belo texto, assim que ele me autorizar

Tags: canção, da, universidade

Compartilhar

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Se voce criou é >Seu< sim Rolan , claro!! voce sentiu e o seu conhecimento assentado ou não em todas as pedras lascadas ,é pura teoria , literatura barata........mas o que voce sentiu não é teoria , é Real dentro de voce , e com ou sem motivo brota de dentro .... O processo de criação não pode ser fabricado a força ,nem premeditado ....ainda que voce tenha uma melodia pronta e fique contando as silabas para que elas se casem com as palavras .....sem emoção , sem que voce veja nas notas o que elas estão te sugerindo ....la no fundo ,entendendo e vendo as imagens que a Harmonia desenha ....
sem isso acaba não fazendo sentido e então surgem as canções fabricadas ,sem Alma......
Desculpe, minha paixão pela musica me faz ver e sentir de maneira muito pessoal a musica e com ela viver cada frase apaixonadamente , porque amo Cantar ,e aprecio o Talento dos outros e não economizo a alegria de ver a Criação e o Talento dos outros...
Sou romantica ??? um pouco tonta ? sei la!!! eu sou assim mesmo e a idade chegou mas eu ainda não mudei.... as vezes penso muito nisso.
Mas valeu ver que outro jeito de sentir essa maravilha de Presente de Deus que é ser como nós somos....Eu agradeço sempre.
Sorte e muita inspiração!!!! BjSSS
Márcia

Responder esta

Arte- Vida
(letra e musica Márcia Peres)

Conto ou Historia......vaga memória.
O sonho de Orfeu!!!
Divina conquista , a alma de Artista , seguir seu sonho a cantar!!!!
Da lira sincera , destino da fera : caida domada a seus pés.
Faz dos versos mil canções , ressucita hebrias paixões.
A vida em Poesia é Orfeu!!
Eu tambem nasci assim vive Orfeu dentro de mim ;
Sigo um sonho louco a Cantar!!!
A Lua me agita , na Noite Bendita....no peito um lampejo rir e chorar.
Desse amplexo nasce a flor , e o amor é mais que amor ,e o Poeta segue seu coração.
A Arte-Vida em Sinfonia e um vicio louco de poesia...
Se finda o Verso ,principia a Cançaõ....
Márcia Peres

(eu acho que essa letra explica o que eu sinto a respeito de Versos e Canções)
BjS a todos

Responder esta

Oi Márcia, também sou cantora e sinto essa necessidade de interpretar as histórias que os compositores contam. É preciso ter muita emoção para fazer a música ganhar vida. Também faço poemas que, às vezes, viram canções e sei o quanto é difícil fazer a palavra seguir a intenção da melodia e vice-versa. Nada bate a alegria de cantar a música pela qual me apaixono e sempre desejo partilhá-la seja num pocket ou num macro show. Isso é de Deus e o agradeço por isso. Abraços, Solange

Responder esta

Solange
Somos felizes por tudo que somos, e maravilhoso é saber que somos muitos...
Cantar é desnudar-se toda ,e abraçar o infinito .....um indescritivel estado de plenitude . Não importa quem criou o tema , mas sim o que ele diz em Palavra e Som.....porque harmonia tem imagem e cor , e melodia ,sentimento , lucides e loucura.
Cantar e Escrever !!!!
Um Luxo!!!!!! expressão dos Deuses , explosão de Estrelas!!!
BjSinhossssssss
Márcia Peres

Responder esta

Pedindo licença pra entrar na conversa...

Uma "técnica" que costumo ensinar para os meus alunos, em sala de aula, é a de "inversão de ordem de composição".
Vou explicar:
Digo a eles que uma música, em geral, é composta por: letra, melodia, harmonia e ritmo... e que o compositor costuma seguir essa ordem de composição; isto é: na grande maioria das vezes, o compositor se preocupa em criar primeiro uma poesia (letra), para depois tentar criar uma linha melódica, a harmonia e, enfim, enfiar tudo isso dentro de um ritmo.
Aí, eu sugiro para que eles façam o inverso: 1º - definam em que tipo de ritmo eles gostariam de compor uma música; 2º dentro do ritmo definido criem frases, com sílabas que caibam dentro do ritmo escolhido; 3º - Depois de criadas as frases, fica facílimo criar uma linha melódica... daí por diante, criar a harmonia do restante da música fica uma moleza (rsrsrsrs).
É claro que isso é só uma técnica (que particularmente eu adoro usar pra criar as minhas próprias músicas... facilita muito).

Responder esta

Oi Leo
Parece simples mas não é , a métrica ritimica ,é o andamento, ou seja o tempo do Ritimo que se escolheu.....mas e o resto??? sem inspiração , não acontece nada!!! como voce vai colocar poema na metrica e ainda melodia e depois a Harmonia
Então ...ouvindo a musica da nossa Home da pra lembrar de pronto: barracão de zinco sem telhado ,sem pintura ,la no morro barracão é bangalô.....ja tem a harmonia o ritimo e a melodia.
Ensinar a compor é moderno demais pra eu entender e impossivel de sentir... me desculpe mas eu não acredito nisso.
Mas hoje existem oficinas de Talento e parece que ha quem se candidate a conseguir algo com isso.....
Quem acha que da pra comprar um litro de musicalidade e um kilo de boas ideias para escrever um belo Poema???

A natureza artisca , essa é intrinseca ,e temos ai os Mestres que nos provam isso.
Inspiração , vocação , bom senso , e musicalidade no sangue do Cabra .....ai sim ,valeu!!!
BjS
Márcia Peres

Responder esta

A experiência do autor sempre tem a ver com a sua história e com suas estórias. A história entra como vida vivida. As estórias são a vida imaginada. A confluência entre essas "vidas" repercutem sensações que são comuns a todos. O bom autor é aquele que sabe contar suas sensações (incluo nessas, a emoção de cada um) de uma forma que o outro veja sua própria história refletida. Esse compartilhar é o que nos faz aproximar do outro. E se for de uma forma que nos faz sorrir ou chorar, muito melhor...

Responder esta

Muito bom esse "Manual do independentão", pena que quando comecei não tinha esses "manuais", a gente ia aprendendo na lida mesmo, errando, acertando, acertando e errando... ainda é assim, mas sempre é bom pra quem tá començando ter dicas desse tipo, sempre ajuda!
Mas quanto ao processo de criação, lí os textos dos colegas e é claro que há controvérsias, cada um tem sua opinião e seu processo de criação (que bom), por isso fazer Arte é para poucos, não é uma receita de bolo onde vc tem as medidas certas que no final dá tudo certo. Então como não tenho "receitas" vou deixar meu depoimento sobre o meu processo de criação...
Eu componho há muitos anos, desde minha tenra adolescencia, no entanto, para mim o processo de criação está atrelado a prática, ao amadurecimento, ao trabalho e a inpiração, é claro. Eu componho, normalmente, letra e música. Meu processo de criação é quase uma "psicografia" ehehehehehe... Os motivos que me levam a escrever são infinitos, dores, amores, temas sociais, cotidiano... enfim, o que estiver me chamando atenção, me emocionando ou me incomodando no momento (tanto faz), isso nas criações espontâneas. Tenho algumas "manias" quando componho, é tipo um ritual... sento com meu violão, papel, caneta, cigarro, uma cerveja ou um copo de vinho e pronto. Raramente gravo na hora. Então vou escrevendo a letra simultaneamente com a melodia e harmonizando na hora, anoto tudo: letras cifradas, salvo algum trecho que julgo importante escrever em notação musical mais específica. Sempre componho a música do início ao fim "numa sentada", não gosto de deixar nada pra depois, meu processo de criação é rápido, não levo muito tempo pra criar, as vezes poucos minutos, é como um parto, se é pra nascer tem que nascer inteiro, não dá pra nascer a cabeça e um braço num dia, uma perna e um pé no outro... pra mim não dá, não funciona, tem que nascer inteiro. Mas depois toco ela diversas vezes, como costumo dizer "para criar corpo"... Já tem alma.
Nas criações de trabalhos sob encomenda tipo trilhas, jingles e outros do tipo, é bem parecido também, não muda muito, apenas tenho mais tempo de ir amadurecendo a idéia, na cabeça mesmo, andando de ônibus, fazendo compras no supermercado, não interessa onde, se tá na cabeça, tá na cabeça, vai onde vou!
Mas nem tudo é inspiração divina, não sou uma "gênia" da criação ou sei lá o que, desde sempre tenho minhas antenas ligadas em tudo, ouço de tudo, estudei e continuo estudando muita música, leio muito, sou atenta aos detalhes, às pessoas... olhos, ouvidos e coração aberto a tudo e a todos... e tem a prática também, como falei no início, quanto mais se compõe, mais se adquire prática. Hoje tenho aproximadamente umas 300 canções prontinhas, mas é claro que nunca gravarei todas elas, mas estão lá... umas boas, umas ruins, umas mais elaboradas, outras nem tanto... mas todas com minha verdade, com minha essência, com minha alma. Sempre tive uma preocupação: que meu trabalho tivesse a minha cara, identidade, originalidade, alma e verdade. Não quero que me comparem a ninguém, nem que me achem melhor ou pior que os outros, só quero que minha música possa emocionar as pessoas como me emocionam, se eu conseguir isso já valeu a pena.
Sou uma errante, fumo, bebo (coisa que muita gente me recrimina por eu ser cantora), não sou tão organizada assim, não fico horas tocando meu instrumento e muito menos fazendo "continhas" na hora de compor, me desnudo de tudo, fico "burra" quando componho, esqueço as regras, não penso em campo harmônico, nada... sei que essas informações estão no meu subconsciente e não vão me trair. Sei que minhas músicas não agradarão a todos, mas se agradar mais alguém além de mim melhor ainda, a arte cumpriu sua função!!!
Então, esse é meu processo de criação...
E agora aqui no Caiubi tenho escutado também muita gente boa, letras lindas, excelentes músicos, cantores e pessoas maravilhosas, sensíveis e talentosas... tudo isso é combustível pra minha música. Obrigadaaaaa e sucesso a todos!!!

Responder esta

Acho a discussão legal porque cada estilo musical tem uma linguagem particular quanto a mensagem , seja na letra ou melodia.
Cada ser é impactado pela musica de uma maneira pessoal e o que é bom pra uns pode não ser para outros, por isso a musica é livre e não dá pra impor a alguém gostar tem é que apresentar várias opções para que a pessoa escolha o que melhor convém aos seus ouvidos.
Quanto à parcerias penso que vai um pouco além , pois parceira , como o próprio nome já segere é coisa de entrosamento e um certo conhecimento pessoal porque um vai ter que de certa forma entrar no universo do outro.
Eu por exemplo faço letras em cima de melodias e acho que cada melodia que me entregam tem uma mensagem de quem a compôs , por isso prefiro conhecer o parceiro para explorar temas que tenham à ver com os mesmos.
Mas esta é uma opção minha, cada um compõe do jeito que quiser. O importante é que a nossa emoção sobreviva , como dizia o poeta...
Valeu
Chico Alves

Responder esta

Suas palavras foram muito sábia, concordo plenamente com voce, pois o importante é que a música seja de boa qualidade não importando o estilo, nossa cultura é bastante diversificada e rica, mostra-la em versos e prosas é nossa missão.
Abraços.
jgfreire.

Responder esta

Também de acordo. é o que eu havia dito lá atrás. Não temos siginificados, difinições e conceitos para uma boa música. Também não temos o direito de fazer uma escolha que não seja de essência e impor à nossa própria alma. Se gostamos, gostamos e pronto. Não importa o estilo. Se é bom pra nós não importa o que será para o outro.

Responder esta

Uma maravilhosa iniciativa...
Parabéns!

Responder esta

RSS

Anuncie
R$ 30,00/15 dias
c/foto de 150x150px e Link, aceita-se todos tipos de pagamentos

Aniversários

© 2009   Criado por Sonekka no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo