Clube Caiubi de Compositores

Usaremos este espaço para discutir apenas um tema: Como fazer mais e melhores canções. Quem quiser sugerir temas adicionais pertinentes ao assunto , entre em contato comigo. Aqui vale discutir formas de criar, quem quiser postar letras e melodias utilizem links pros vossos perfis.
Nosso Reitor é o Rolan Crespo que deu a idéia e me encomendou esse fórum.
Nosso patrono é o Iso Fisher que nem está aqui mas de quem postarei um belo texto, assim que ele me autorizar

Tags: canção, da, universidade

Compartilhar

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

O primeiro de qualquer criação é a inspiração, permanece provavelmente um dos momentos mais privilegiados da vida de um artista.
Mágico, divino ou misterioso, este segundo de eternidade que gera uma obra de arte é atribuído, de acordo com os criadores , um estado de alma, uma situação, um lugar ou um momento preciso da sua existência.
Da mesma maneira que qualquer outro artista, o compositor ou o autor de uma canção deve saber apreender estes momentos às vezes demasiado raros, que se apagam da memória tão espontaneamente que emergiram, através de uma caneta e um papel ou um gravador.
A ideia básica, procedente desta faísca furtiva, representa apenas a matéria prima de uma obra que será objeto de um trabalho às vezes longo e laborioso, exigente do criador qualidades também diversas que a estética, a técnica, o espírito de invenção e a preocupação da perfeição.
Por estas aptidões, o artista músico poderá então exprimir qualquer talento proprio e concretizar a sua ideia inicial dando nascimento à uma peça original, equilibrada, sedutora e talvez mémorable.

Responder esta

Acredito que FAZER mais e melhores canções banaliza a arte de CRIAR canções. Uma canção é composta de muitos quesitos como harmonia, ritmo, letra, melodia... mas isso é a parte técnica, a estrutura, que é importante e que sem todo esse conjunto técnico, talvez para nós hoje seria impossível FAZER música. No entanto não devemos nos esquecer que a MÚSICA e tão pouco as CANÇÕES, fluiram desde que o ser humano tornou-se SENSÍVEL e assim despertado, passou a expor suas idéias, seus sentimentos, suas crenças e ai sim, com esses dons passou a CRIAR canções compostas por uma história ou palavras soltas mas que ainda assim revelam sentimentos e emoções. Concordo com você Solange, quando diz que "...é preciso ter muita EMOÇÃO para fazer a música ganhar vida..." e reforço, afirmando que é essa EMOÇÃO que não permite apenas fazer, pois fazer é automático e CRIAR é VIDA!!!
Jessé, grande músico e intérprete, que infelizmente não mais se encontra entre nós, gravou uma música entitulada "EU CANTO PORQUE TENHO VIDA" e nela esta escrito assim:

Foi cantor como outros profetas
Encantando a todo paíz
E vendia tão bem suas canções
Com promessas de um mundo Feliz
E cantava com Honestidade
E tocava com sinceridade
E por isso as pessoas do povo
Se juntavam pra ouví-lo cantar

Foi então que se impôs a esse amor
Uma dúvida forte e atroz
Tão contrário ao seu bom coração
Despertando-lhe uma contradição
Uma nuvem manchando o seu céu
Sua coragem, sua sinceridade
Descobriu que cantar é terrível
Quando é só pra vender nada mais

Eu canto porque tenho vida
E não pra agradar você
Yo canto porque tengo vida
E nunca perdido de husted
Eu canto porque tenho vida, ah...

Foram muitos os que com canções
Conseguiram seu teto, seu pão
Mas, tão rápido suas musas se foram
Que não hão de cantar nunca mais
As mulheres deixaram de amar
Os poemas do velho cantor
Lhe roubaram aquele seu sol
Que sonhava em suas canções

E assim foi que morrendo o cantor
Outro novo subiu o pedestal
E vendia melhor pois sabia
Onde estavam as musas e os sóis
Mas de longe se escuta uma voz
Vigorosa tentando voltar
Por direito se pôs a cantar
A verdade da nova razão.

Eu canto porque tenho vida
E não pra agradar você
yo canto porque tengo vida
E nunca a perdido de husted
Eu canto porque tenho vida, ah....

Penso que consegui expressar da melhor forma o porque não aceito o termo FAZER, quando se CRIA uma canção. E tenho certeza de que quando se compõe uma música é como uma filha que esta nascendo, porque há dedicação, entusiasmo, carinho e até mesmo dificuldades, mas ao constatar que todo esse envolvimento desprendido esta concluido, sentimos que CRIAMOS algo único do mais intimo dos nossos sentimentos.

Um abraço a todos
Obs.: Segue em anexo a música EU CANTO POR TENHO VIDA
Anexos

Responder esta

Massagre Cultural

Bela passagem do Luciano Pires que transcrevo para que ouçam, leiam e dêem sua opinião.

http://www.lucianopires.com.br/cafebrasil/podcast/?pagina=/2006/12/...

Responder esta

Amigos do Caiubi,
Eu acredito, que é uma questão de estar preparado para compôr, mesmo que autodidatamente na música e/ou na poesia ou na metrificação de letras, do que se posicionar para o mercado. Explico: Ao estar visando o mercado, o parâmetro da composição deteriora seus fundamentos, ao passo que se o esforço for feito pela música bela, há uma base sólida de composição e poderá, até, eventualmente atingir o mercado. A música bela sempre terá mercado. O sentido natural do preparo para atingir uma meta em composição é portanto, melhor do que se tentar fazer isso inversamente. Há de se ter paciência e perseverança.
Grande abraço.
Tavynho

Responder esta

RSS

Anuncie
R$ 30,00/15 dias
c/foto de 150x150px e Link, aceita-se todos tipos de pagamentos

Aniversários

© 2009   Criado por Sonekka no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo