Sobre

Sonekka criou esta Rede do Ning.

Anuncie sua arte ou seu produto conosco - Apenas R$ 60,00/mês c/foto de 180px e Link. Consulte-nos agencia@trampo.com.br

Katya Chamma-DF

Suzete Dutra, tecladista,cantora e compositora

Marcos Vampa - Produtor - Consulte!

Publicamos seu CD em dezenas de lojas digitais por uma taxa única.

RÁDIO CAIUBI - Beta 1

Amigos de Affonso Moraes

  • Reggaebelde
  • Todos Acordes
  • Sandra Moura
  • Paula Martins
  • AXAYARA
  • Má Antunes
  • eller,
  • Nenê Morgante
  • giancarlo borba
  • Mundéu* Rastro de Canções
  • Naldo Miranda
  • Michel Marques de Faria
  • Arthur Perissinotto
  • JU MOTA
  • celia braga

Presentes recebidos

Presente

Affonso Moraes ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Em 2009, vem aí: 'Já Era Hora', de Affonso Moraes

Música

Carregando...

Últimas atividades

Sandra Moura deixou um comentário para Affonso Moraes
"Muito obrigada por aceitar a minha amizade. Estou aqui, encantada ouvindo samba de qualidade, que me faz recarregar as boas lembranças. Estou adorando! Parabéns pela linda história de vida, onde o samba faz parte dela, com amor…"
18 Abr, 2013
Affonso Moraes e Sandra Moura agora são amigos
18 Abr, 2013
Sandra Moura promoveram o perfil de Affonso Moraes
18 Abr, 2013
Álvaro Cueva promoveram o perfil de Affonso Moraes
15 Mar, 2012
Affonso Moraes agora é amigo de Todos Acordes, juca novaes e Reggaebelde
15 Dez, 2011
Affonso Moraes e Michel Marques de Faria agora são amigos
28 Abr, 2011
Affonso Moraes agora é amigo de Má Antunes, AXAYARA e Mundéu* Rastro de Canções
3 Abr, 2011
Affonso Moraes e Luciane Lopes agora são amigos
29 Mar, 2011
Affonso Moraes. Já era hora!

por Lucia Helena Corrêa*

Imagine a paixão quando amadurece. O dia quando entardece e tinge de vermelho o horizonte... Nem me conte... Imagine o olhar aceso da lua, de madrugada, no interior, ao alcance da mão. Imagine quando bate uma saudade de um não-sei-quê... Imagine o lirismo das valsas e chorinhos que muitos de nós escutaram na Rádio Nacional dos anos 50, 60 e outros, coitados, só de ouvir falar. Mas imagine, também, a batida sempre moderna de canções que sempre estarão na moda... Imaginaram? Então, vocês sonharam com o CD "Já era hora", o primeiro de Affonso Moraes.

Produção doméstica que esbanja profissionalismo e estampa as assinaturas dos dois filhos do compositor, Álvaro e Alexandre Cueva, "Já era hora" é comovente! Indispensável! Inesquecível!

O patriarca de uma família em que todos cantam e tocam, somente agora, aos 74 anos, jovem-senhor-menino, se lança num disco. "Já era hora", seu Affonso! Cada uma das 16 faixas (algumas delas compostas há mais de 50 anos), na voz de Affonso e/ou dos filhotes, parceiros do pai e arranjadores, injeta em nós, pelos ouvidos e por todos os sentidos, o delicioso prazer das belas canções.

No samba, Affonso compõe no ritmo do coração das nossas mães, quando ainda nos carregavam no ventre... A mesma cadência, hoje, eu só ouço no surdo da Mangueira! Affonso resgata o bom-gosto dos grandes mestres. Cartola... Nelson Cavaquinho... Ataulfo Alves... Zé Kéti... Geraldo Filme... Paulinho da Viola... Tão confortável... No chorinho, desperta Pixinguinha, um dos gênios que o inspiraram... Mas também me lembra o meu vô Quinzinho (Joaquim Antônio da Silva Callado, o "pai" do chorinho). Na valsa, Affonso nos faz lembrar das nossas bisas, de repente, vivas e jovens de novo, rodopiando a saia godê guarda-chuva bem no meio da sala...

Não tem jeito: vivência é tudo. E está impressa em tudo aquilo que cada um de nós fez, faz e fará um dia. "Já era hora" é forjado na própria história de vida de Affonso. Filho de pai caboclo, baiano, e mãe branca, italiana, agricultores e, depois, operários, ele nasceu em 1934, numa fazenda, em Quatá, interior de São Paulo. Aos 4 anos, vivia o encantado papel de mascote no bloco Azul e Branco, na paulistana Vila Anastácio. Aos 10, já fazia canções, fã de Heitor do Prazeres, Ataulfo Alves, Pixinguinha, Braguinha e Cartola. Mas, eclético no gosto musical, apaixonou-se, ainda menino, pela cantora argentina Império Argentina – "uma das maiores que já ouvi; mulher fascinante, mostrando os joelhos ao bailar", conta o compositor. Affonso ainda ouve, resgatados na Internet, Carlos Gardel e Tito Schippa, "um tenor irretocável, sobretudo quando canta boleros".

O doutor Affonso, antes de se formar advogado, foi engraxate... Com certeza, isso explica a preciosidade onomatopéica do samba "Meio-Dia na Praça da Sé", que nos remete a todos os sons e visões da praça mais popular e democrática de São Paulo, ainda que se esteja a quilômetros de distância daquele buxixo...

Mas não é só isso. Além de "Meio-Dia na Praça da Sé" e da canção-título, "Já era hora", enriquecida com a voz dos filhos Álvaro Cueva, Isabel Cueva, ao lado do irmão e do pai, não dá pra perder "Cantando em dó", que revela o cantor incrível que é Alexandre Cueva, com certeza, muitas vezes ofuscado pelo brilhante produtor, arranjador e instrumentista.

Affonso Moraes. Já era hora!
Lucia Helena Corrêa é jornalista, poeta, compositora e intérprete.


Fotos de Affonso Moraes

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Caixa de Recados (41 comentários)

Você precisa ser um membro de Clube Caiubi de Compositores para adicionar comentários!

Entrar em Clube Caiubi de Compositores

Às 16:37 em 18 abril 2013, Sandra Moura disse...

Muito obrigada por aceitar a minha amizade. Estou aqui, encantada ouvindo samba de qualidade, que me faz recarregar as boas lembranças.

Estou adorando!

Parabéns pela linda história de vida, onde o samba faz parte dela, com amor e carinho.

Muita luz sempre

Às 19:27 em 5 abril 2011, eller, disse...

Destaque mais que merecido

Parabens

eller

Às 22:45 em 29 março 2011, Luciane Lopes disse...

Encantada!

Fico por aqui ouvindo

esse mar de versos em canções

bjos

Lu

Às 22:40 em 25 janeiro 2011, Geraldo R disse...
Amig@s, boa tarde (bom dia, boa noite).

Elaborei uma concepção diferente da atual de como deveria funcionar o sistema de distribuição e arrecadação de direitos autorais no que se refere à área musical.

Tomando conhecimento de que o Ministério da Cultura está propondo a revisão e/ou reformulação da lei que trata do assunto (Lei nº 6.910/98), enviei àquele órgão a citada proposta, que pode ser acessada no site www.cultura.gov.br – lá entrar no blog “Direito autoral” (parte inferior central), em seguida em “Outras propostas recebidas” (parte superior central) e lá clicar sobre o meu nome (Geraldo Erico Acioli Rebelo) na relação das propostas individuais, coluna da esquerda em “Pessoas Físicas”.

É uma proposta que abrange os interesses de todos os que trabalham com música, sejam compositores, intérpretes, instrumentistas, regentes, usuários, etc, e visa a defender os direitos autorais numa sistemática benéfica para os artistas e para toda a cadeia partícipe da criação, produção, divulgação e distribuição musicais.

Assim, solicito aos que trabalham com música que disponibilizem um pouco do seu tempo e paciência, leiam e analisem os dois textos (o 1º sobre a “distribuição” e o 2º sobre a “arrecadação” de direitos autorais).

Caso concordem com a proposta, peço que enviem à Exma Sra Ministra da Cultura alguma mensagem solicitando que o Ministério a analise com a  profundidade cabível.

Creio que essa concepção solucionaria, de modo benéfico a todos, os problemas atualmente existentes nesta área, arrecadando e distribuindo de maneira mais justa a renda que circula nos meandros artístico-culturais-musicais.

Um abraço.
Geraldo.
Às 7:20 em 8 outubro 2010, Renê José Machado disse...
Parabéns Sr. Afonso.
A sua música é saborosa e bem brasileira, é como se fosse o avô do Chico Buarque, dado seu estilo de melodia e composição bem elaborados, num requinte abençoado.
Que Deus abençoe sempre este talento maravilhoso. "Antes tarde do que nunca" já dizia o ditado, e é interessante que mesmo com tanta "primavera" nas costas, o seu som é bem moderno.
Continue sempre em frente.
Renê José Machado - Jacareí - SP
Às 23:29 em 7 outubro 2010, Naldo Miranda disse...
Adorei suas músicas. É um grande prazer te ouvir nesse dia!
Às 19:00 em 7 outubro 2010, risomá Cordeiro lopes disse...
Maravilhoso Estou muito feliz de ouvir um compositor desse nivel, estilo e profundidade...Grande abraço em sol maior. rsrsr
Às 14:18 em 7 outubro 2010, Reinaldo Lamenza disse...
Nada mais que parabenizá-lo pelo Dia do Compositor. Temos você como um referencial. Abraços
Às 13:14 em 7 outubro 2010, Lúcia Menezes disse...
Excelente escolha! PARABÉNS!
*;)
Às 12:58 em 7 outubro 2010, Masterdisc disse...
Olá Affonso!!! È um prazer conhecer você e seu trabalho! Meu nome é Aline, trabalho masterdisc, autorizada Sony DADC. Venha conhecer meu trabalho, será um prazer atendê-lo! www.masterdisc.com.br e www.quae.com.br
 
 
 

© 2014   Criado por Sonekka.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo